terça-feira, 13 de outubro de 2020

Para Toda A Eternidade (& Will My Cat Eat My Eyeballs?) , Caitlin Doughty

Semana passada escutei ao audiobook de Will My Cat Eat My Eyeballs? (que será publicado aqui pela Darkside Books com o título de Verdades do Além-Túmulo), e nessa semana finalizei a leitura de Para Toda A Eternidade, ambos da Caitlin Doughty. Todos os livros foram traduzidos pela Regiane Winarski.

Eu sempre me considerei uma pessoa extremamente consciente no que diz respeito a morte e à nossa mortalidade. Na minha casa conversamos sobre o assunto tranquilamente, tenho um plano de morte estabelecido, minha família sabe dos meus desejos para quando minha hora chegar (porque sim, ela vai, como a sua também). Mas conhecer o trabalho da Caitlin e a forma natural com a qual ela e outros profissionais lidam com isso me abriu os olhos pra uma série de novas possibilidades.

Para Toda A Eternidade é um livro é sobre diferentes culturas e pessoas, e como são os rituais para os momentos de luto de acordo com a história dos povos desses países que visitamos com a autora. O que pode parecer morbidez nada mais é do que um momento natural, que foi cada vez mais esterilizado e, porque não, desumanizado de acordo com o "avanço" da sociedade, e da transformação do fim da vida em um negócio cada vez menos pessoal e desnecessariamente mais lucrativo.



A Caitlin tem um jeito muito único de contar tanto sobre questões técnicas e científicas quanto pequenas anedotas sobre as próprias viagens, e também os personagens que ela encontrou durante o processo de escrita e pesquisa para o desenvolvimento desse livro. Já acompanhava o canal dela no youtube, mas desde que li o primeiro lançamento dela, o Confissões do Crematório (Darkside Books, 2016), minha admiração apenas aumentou, além do meu conhecimento sobre tantas questões sobre as quais evitamos, mas precisamos falar, tanto para nossa própria aceitação quanto a de nossos entes queridos perante essa inevitabilidade que é a morte e o processo de luto.

Will My Cat Eat My Eyeballs? é um livro de respostas a questões feitas por crianças e adolescentes a ela, sobre questões que vão de pedir para ela descrever o cheiro de um corpo em decomposição à questão do título (a resposta é basicamente: se você morrer, seu gato provavelmente não vai ter quem o alimente, então, sim, talvez ele coma seus olhos - mas vai começar pelo nariz e pelos lábios). Esse é o livro que menos gostei dos que a Caitlin escreveu até agora (mas mesmo assim gostei bastante!) mas, basicamente, porque muitas das respostas que ela deu são coisas que já eram do meu conhecimento, sendo pelo próprio já citado canal dela, ou também pelo que ela fala nos outros dois livros. Isso, infelizmente, deixou com que algumas coisas soassem repetidas pra mim, mas a experiência de escutar  ao audiobook foi ótima por ser narrado pela própria autora, assim como todos os outros também são.

 


Ano passado, no lançamento de Para Toda A Eternidade, a Caitlin veio pro Brasil e tive a oportunidade de ouvir sobre todas essas coisas diretamente dela, bem como conversar um tantinho e ter meus livros autografados. Ela é uma das pessoas que mais admiro nesse mundo, e foi uma oportunidade incrível conhecê-la

🎃 🎃 🎃


* Em outras notícias, estou fazendo um monte de post temáticos pro Halloween lá no meu instagram, e ando bem empolgada com isso. Me segue por lá!

** Assinando o Scribd por este link você tem direito a 60 dias grátis de teste no aplicativo para ler e ouvir livros, e também me dá 30 dias de presente. Os links da Amazon disponibilizados nesse post são patrocinados, e comprando com eles você colabora com uma pequena comissão para o blog sem pagar nada a mais por isso. ♡

Um comentário

  1. Que livro interessante deve ser o Para Toda A Eternidade, adorei a proposta (e tenho muita curiosidade de saber as diferenças entre os rituais de morte e luto ao redor do mundo). Quero ler!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir

shelf chaos 🞄 “for someone who loved words as much as I did, it was amazing how often they failed me.”